O centro de Serra Negro-SP é um convite a diversos tipos de passeio em uma cidade com ares de interior e clima de montanha. Perfeito para quem quer abandonar o trânsito por uns dias e fazer roteiros a pé, já que tudo é perto.
Pelo centro de Serra Negra concentram-se lojas de roupas em lã, couro, linha, malhas, empórios de produtos artesanais e locais, restaurantes charmosos, praças bem cuidadas e acolhedoras, ombrelones com mesinhas espalhadas nas calçadas, cafeterias, entre outros.
Do centro também saem os principais passeios pela cidade, como o city tour de trenzinho que visita os pontos turísticos, além de atividades aos arredores que exploram a paisagem privilegiada da Serra da Mantiqueira, com propostas para contemplar, aventurar-se, relaxar e viver novas experiências.
As calçadas bem cuidadas e as ruas enfeitadas com arcos e floreiras trazem ares de cidades européias ao centro de Serra Negra, onde é possível caminhar pelas ruas até anoitecer e curtir a cidade, em um ambiente tranqüilo, sem pressa e em segurança.
O Cordilheira Hotel fica bem no coração de Serra Negra, fácil de chegar e perfeito para se hospedar em pleno centro da cidade.
Confira o roteiro que preparamos do que fazer no centro de Serra Negra – SP
- Turismo de compras
- Belas praças arborizadas
- Aproveite para conhecer as Fontes de Águas Medicinais
- Igreja Matriz
- Restaurantes
- Cafeterias aconchegantes
- Teleférico e Cristo Redentor
- City tour de trenzinho
- Disneylândia dos Robôs
- Passeios que saem do centro
1 – Turismo de compras: Serra Negra ostenta como ponto forte um grande centro comercial de malhas e couro no centro da cidade, onde é possível renovar o guarda-roupa seguindo cores e tendências das novas coleções. A Rua Coronel Penteado funciona como um “shopping a céu aberto”, todos os dias, inclusive feriados e domingos, sendo um dos principais centros de compras do Circuito das Águas para atender o turista em qualquer dia da semana.
2 – Belas praças arborizadas: O centro de Serra Negra é cheio de praças, cada qual com suas características, um convite ao bom papo e a apreciar a vida sem pressa. Entre elas, visite a Praça Kennedy, sede da prefeitura municipal, um curioso monumento em homenagem ao comediante Ronald Golias se apresenta sentado em um banco que é muito concorrido pelos turistas, o maior destaque da praça é o chafariz do amor com a escultura de um casal se beijando. Ali perto fica a praça Praça João Zelante, principal praça da cidade, rodeada de restaurantes e bares, e lá que fica o letreiro EU AMO SERRA NEGRA, bastante procurado para tirar fotos. A Praça Sesquicentenário é mais uma atração no centro, com diversos equipamentos, assim como a praça Barão do Rio Branco, bem arborizada e em estilo europeu.
3 – Aproveite para conhecer as Fontes de Águas Medicinais que ficam no centro e trouxeram fama a Serra Negra como a “cidade da saúde”. A Fonte Sant’anna, fica no final da Rua Juca Cintra, próximo à Praça Sesquicentenário. O Parque das Fontes, localizado na rua Antonio Jorge José, atrás da praça John Kennedy, reúne três fontes: a Fonte São Carlos parte alta, a Fonte São Carlos na parte baixa e a Fonte dos Italianos, bem na entrada do parque, uma das mais belas de Serra Negra. As demais é possível visitar no passeio de trenzinho ou de carro.
4 – Igreja Matriz: Seu tom azul claro chama a atenção de todos que passam pelo centro. Uma belíssima obra arquitetônica que reúne em seu interior pinturas e murais de arte sacra que são uma raridade. O lugar é considerado o marco zero de Serra Negra.
Aos finais de semana, uma pequena feira acontece aos arredores da Matriz, com diversos produtos locais. Vale a visita!
5 – Restaurantes que são verdadeiros atrativos turísticos no centro de Serra Negra, para se perder no tempo, sem pressa e apreciar bons pratos. Entre eles, inclua no seu roteiro o contemporâneo Café Boteco, o estiloso D’Jones e as massas tradicionais da charmosa cantina Ristorante Famiglia Schiavo.
6 – Cafeterias aconchegantes que são um convite a entrar e sentar. O cheiro de café sai pelas calçadas e é impossível não espiar o que tem lá dentro. Destaque para o Pedro Café, com decoração clássica de fazenda. Do outro lado da rua, a cafeteria Delícias na Praça, esconde cantinhos a serem descobertos, na última sala, um jardim surpreende. Também tem a cafeteria Sweet Cake, que fica na rua Monsenhor Manzini, com doces que chamam a atenção e mesinhas na rua sombreadas por uma instalação de guarda-chuvas coloridos. Para fechar, vale a visita na primeira cafeteria da cidade, o Le Café, que serve café produzido em Serra Negra e produtos locais, como uma taça da bebida francesa “demi panache“, quase sem álcool, feita na vinícola local Carra, perfeito para brindar à vida.
7 – Teleférico e Cristo Redentor: Símbolo da cidade, é o principal cartão postal de Serra Negra, dá acesso ao Cristo, um dos principais mirantes da cidade.
8 – City tour de trenzinho que visita os principais pontos turísticos e às fontes medicinais Santo Agostinho e Santa Luzia, com parada nestes locais. O passeio sai de frente da rodoviária da cidade, com diversos roteiros programados e muito interessantes. Tem saída a cada 10 minutos.
9 – Disneylândia dos Robôs: Aberto todos os dias, das 9h às 18h, fica na Rua Coronel Estevam Franco, próximo ao teleférico. Um encontro com a arte de reciclar, onde nada se perde tudo se transforma.
10 – Passeios que saem do centro e buscam os hóspedes no Cordilheira Hotel para experiências incríveis com diversas opções para curtir ainda mais Serra Negra.
Na recepção do Cordilheira Hotel é possível reservar passeios com os principais receptivos da cidade, entre as atrações, parapente, andar de balão para ver o sol nascer, muitas opções de turismo rural, como visitar alambiques, fazer a rota dos queijos e vinhos, além de saídas de jeep para explorar as montanhas, cachoeiras, ou mesmo fazer um piquenique e ver o pôr do sol no Alto da Serra, entre outros passeios criativos.