Serra Negra – SP diversifica nas opções para quem procura viajar com sua bike. É possível encontrar desde boa hospedagem preparada para receber as necessidades específicas desse nicho a bons profissionais que atendem o segmento do esporte ciclismo, com organização, apoio e mapeamento de rotas. O ciclismo é um esporte que oferece inúmeros benefícios para a saúde do ser humano e ajuda na redução do estresse, podendo ser praticado profissionalmente ou pelo esporte em si.
O destaque de hospedagem ideal para o cicloturismo está o Hotel Cordilheira, podendo receber grupos grandes, e já estão acostumados a atender hospedes com suas bikes, inclusive com apoio local na organização de um evento.
Desde a permissão da bike nos quartos a preparação do cardápio para o esporte, ajuste no horário de servir o café da manhã para saídas ao amanhecer, até ambientes para reunir o grupo no jantar, salas de reuniões e treinamento, tudo é disponibilizado para atender e facilitar um evento de ciclismo na cidade de Serra Negra.
Desde criança somos instigados a andar de bicicleta, o que faz parte do imaginário infantil da maioria das pessoas. Andar de bike é algo que todas as pessoas deveriam fazer, seja por esporte ou por diversão, ainda mais agregado a cenografia da cidade de Serra Negra. Sem dúvida, o binômio turismo e bike tem se consolidado junto a lindas paisagens, com destinos atrativos para passear de bike pelo mundo afora.
Além dos passeios, a bike entrou na vida de muitas pessoas, que levam a sério andar de bicicleta e praticar modalidades esportivas. Podem ser de estrada, de pista, de mountain bike e bmx. Entre elas, o ciclismo está inserido em outra modalidade: o triathlon que também inclui natação e corrida.
Há diversos tipos de competições, trilhas e grupos de ciclismo e cicloturismo espalhados por todo o Brasil, e o destino Serra Negra já está entre os preferidos. É bem comum ver grupos de bike nos fins de semana nas rodovias que vão para o Circuito das Águas Paulistas, rota que vem se destacando no cicloturismo brasileiro e também utilizada como treino e passeios em grupo de pedal.
É com esta proposta que a cidade de Serra Negra mapeou suas principais rotas de bike e ampliou seu leque, para atender a demanda que vem chegando cada vez mais na cidade e impulsionar de vez o segmento.
Já existem agências especializadas em cicloturismo, para atender público de esportistas a amadores em busca de treino ou simplesmente passear. A procura maior é de ciclistas experientes, mas já tem alguns turistas querendo apenas andar de bicicleta pelas paisagens de Serra Negra. Para isso, a cidade vai lançar a Praça Duas Rodas, onde terá um mural indicando as principais rotas da cidade.
No espaço será fácil reunir grupos para sair para as trilhas, com espaço para estacionar as duas rodas na avenida Laudo Natel, que fica ao lado do Chopp 40, no centro da cidade, bem fácil de fazer a concentração para quem está hospedado nos dois hotéis e sair de lá para as rotas, com a operação de apoio.
O apoio ao mapeamento e a realização das atividades de cicloturismo em Serra Negra estão contando com a expertise do Guia de Ciclismo, Toninho Berloffa, que já participou muito destas atividades em outros destinos, como o Vale Europeu (SC) e as Serras Gaúchas (RS). Com ele é possível até alugar uma bike para passeios e para ciclismo, organizar o evento na cidade ou mesmo contratá-lo como guia para grupos, individual ou até casais que queiram fazer um passeio programado, com paradas para fotos e hidratação.
Ao todo, já são dez propostas de rotas, adaptadas para o grau de preparo de cada ciclista, que levam a paisagens rurais, rios, cachoeiras, fazendas e pontos históricos também.
Para quem quer só curtir um passeio, uma das opções do Guia Toninho é a rota dos lagos, com 22 quilômetros, ida e volta a partir da saída do Cordilheira Hotel, com grau leve a moderado. Outros roteiros podem ser preparados com pedaladas leves e buscando lugares para encerrar em grande estilo o passeio, como a rota do Alto da Serra com direito a pôr do Sol.
Confira as principais rotas de ciclismo de Serra Negra:
Rotas para prática de Mountain Bike e passeios:
- Rota dos Lagos – 22 km
- Rotas das Curvas – 24 km
- Rota do Horizonte – 35 km
- Rota do Café – 43 km
- Rota das Fazendas – 48 km
- Rota das Capelas – 51 km
Rotas para modalidade de ciclismo Speed
- Rota 105 – 31km
- Rota 1 – Serra Negra – Amparo – Monte Alegre do Sul – Serra Negra – 33km
- Rota 2 – Bairro da Serra Longa – 57 km
- Rota 3 – Bairro da Serra Curta – 36 km