A cervejaria Dortmund Bier é uma opção turística no Circuito das Águas, entre belas paisagens, recebe visitantes para conhecer uma das mais respeitadas cervejarias artesanais do interior paulista. Viajantes apaixonados por cerveja podem unir as duas paixões: passear em uma cidade charmosa, conhecida por suas ricas fontes de águas minerais e explorar a produção de cervejas artesanais premiadas que a cidade orgulha de ter.
Um misto de clima de montanha, água da terra e ingredientes criteriosamente selecionados dão o diferencial e a qualidade da cerveja produzida em um sítio em Serra Negra que se apóia nos pilares: estilos de cervejas atrativos; equipamentos de última geração, sustentabilidade e técnicas aliadas à tradição cervejeira, principalmente da escola alemã. O endereço chama a atenção para o fato de que a cervejaria detém alguns prêmios, entre eles a Medalha de Ouro no Mondial de La Bière, um conceituado festival criado no Canadá que elege a melhores cervejas do mundo.
O local produz mais de 40 mil litros de cerveja artesanal. Para isso, utiliza água de um poço próprio, segue a Lei da Pureza Alemã, utiliza puro malte, nacional e importado. A arquitetura lembra as tabernas medievais e abriga a fábrica e um pub, com mesas na parte externa e vista para as montanhas, onde os rótulos podem ser degustados e harmonizados, tudo para deixar o visitante ainda mais à vontade. Um tour guiado pela fábrica apresenta o processo de produção.
Alguns rótulos são encontrados também na cidade, nos empórios, bares e restaurantes e no bar que a marca mantém no centro da cidade, no local onde sai o tradicional passeio de teleférico
Porém visitar a fabrica vale a pena. O tour é uma das indicações do Hotel Cordilheira que estimula seus hóspedes a conhecer as experiências mais genuínas de Serra Negra. A recepção está preparada para ajudar aos hóspedes com sua programação, dependendo do dia da semana e do funcionamento dos atrativos. A visitação à fábrica, por exemplo, só é possível de sexta a domingo, custa em torno de R$ 30 reais, incluindo o passeio guiado pelo interior da fábrica – onde se pode conhecer detalhes dos processos cervejeiros empregados ali, degustação de três estilos de cerveja direto do tanque, gift da cervejaria como cortesia, preço especial para compras na loja de fábrica e entrada liberada ao pub anexo, com torneiras para até 15 estilos de chopes.
A cerveja mais pedida pelos visitantes é a Session, uma india pale ale mais leve. O rótulo mais premiado da cervejaria é a Nostradamus, uma Oatmeal Stout (5,5% de teor alcoólico, amargor de IBU 20) produzida com maltes torrados provenientes da França e Alemanha, eleita a melhor cerveja Stout do Mundo no Mondial de la Biére (2013), e medalha de bronze no Festival Brasileiro da Cerveja (2014) e Copa Cervezas de América (2017).
Destaque também à Red Rose Ale, medalha de ouro na South Beer Cup, uma interessante irish red ale, com toques florais e baixo amargor. Vale conhecer ainda a Old Ship: uma american pale ale equilibrada, com refrescante aroma cítrico e feita com maltes caramelizados. Na loja da fábrica, é possível adquirir alguns rótulos para levar para casa ou para presentear os amigos cervejeiros.
Destaque também para a Linderhof, uma cerveja de trigo, que apresenta um rico sabor de banana e cravo e muito cremosa. Pode ser harmonizada com salsichas alemãs, queijos suaves, comida mexicana, truta, vitela e saladas.
O menu do pub oferece alguns pratos para estas harmonizações com porções de petiscos, entradinhas, pratos elaborados da culinária internacional e queijos de produtores locais tudo em combinações harmonizadas com as cervejas, o que eleva ainda mais a experiência.
Dortmund Bier – Serra Negra Rodovia SP 360 km 144,7, Serra Negra – SP