Para quem é apaixonado por café, história e ainda ama registrar belas paisagens, Serra Negra reúne excelentes experiências ligadas ao café.
Criada recentemente, a Rota do Café proporciona aos visitantes um passeio por um visual privilegiado e apresenta em detalhes a cultura e a produção de cafés especiais da região, além de alambiques, destilarias, cachoeiras, restaurantes, cafeterias, bistrôs e empórios ligados ao universo do café e que oferecem produtos locais, produzidos por aqui.
As experiências que este universo rural proporciona, aliadas à hospitalidade e clima familiar, fazem da Rota Turística do Café um dos destinos turísticos queridinhos de Serra Negra.
O que fazer na Rota Turística do Café:
Museu do Café Vale do Ouro Verde
Um resgate da história deste produto tão importante para a região e para o país. Além de ser instalado em uma casa tipicamente de colônia, que marca a imigração, o Museu do Café do Ouro Verde conta com diferentes fotografias, máquinas e outros artefatos que contam a história do café na região.
Café Nonno Marchi
No Sítio São Geraldo, o visitante passa por uma incrível experiência de conhecer todo o processo de produção de Cafés Especiais, do plantio à degustação. O Café Nonno Marchi é uma típica produção familiar de café, com colheita totalmente manual e com a seleção apenas de grãos maduros, para que o consumidor sinta sabores frutados e a intensa doçura do café. Seu padrão de qualidade já rendeu diversos prêmios, como o 2º lugar no Concurso Estadual de Cafés Especiais de São Paulo e o 1º lugar no Concurso Regional do Circuito das Águas Paulista, em 2021.
Café do Pouso Winepub Bistrô
Um restaurante em meio ao cafezal que, além de servir café da manhã, almoço e jantar, ainda proporciona uma experiência incrível aos visitantes com seu ambiente em meio à natureza. Além de petiscos e comida brasileira, o restaurante é especializado em culinária italiana, com massas e risotos que podem ser harmonizados com vinhos e drinks regionais.
Bioparque Serra Negra
Com uma área de 28 hectares em meio à mata atlântica, o Bioparque Serra Negra permite que os visitantes caminhem por trilhas imersas em um ambiente úmido de uma floresta de altitude. No caminho, podem ser contemplados nascentes, brejos, campos abertos e diferentes estágios de regeneração florestal, além de diversas espécies de fauna e flora da região.
Bullhof Destilaria Boutique
A dica é principalmente para os amantes das bebidas destiladas. Com rótulos artesanais, premiados e selecionados de cachaça, vodka, rum, gin e cocktail alcóolico, a Bullhof é a primeira destilaria do país. O local se caracteriza pela produção em de edições limitadas, com produtos inéditos e de alta qualidade. A visita à destilaria permite que o visitante conheça os processos de destilação, acomodações e degustações;
Alambique e Restaurante Olivotto
O alambique faz parte da rota dede 2004, e oferece degustação de cachaça e licores, inclusive com frutas, ervas e a famosa cachaça azul. Além disso, o restaurante oferece comida caseira e porções, em um ambiente aconchegante. Na loja, os visitantes encontram artesanato feitos com cabaças, vidro reciclado, tecidos e móveis rústicos, fabricado com madeira de demolição.
Sítio Recanto das Cachoeiras
Uma propriedade familiar criada há cerca de 20 anos e desde 2018 investe na produção de cachaça, que é o principal produto oferecido. Além disso, também serve cervejas artesanais e mel. O local também trabalha com ecoturismo, oferecendo aos turistas a possibilidade de fazer trilhas e visitar cachoeiras.